Designer de interiores conta o que não deve faltar em um quarto

Esse é o local da casa que precisa estar preparado para estimular a renovação das energias do corpo e da mente. Alguns detalhes podem favorecer essa renovação e também tornar o ambiente mais aconchegante e bonito

Graças a uma boa noite de sono temos energia para encarar um dia inteiro de tarefas. Para isso, é essencial ter um ambiente que revigore tanto o nosso corpo quanto a nossa mente de forma correta.

No entanto, muitas pessoas se esquecem da importância que este cômodo tem e o deixam de lado na hora de investir na decoração. Podemos atribuir isto ao fato de que as visitas não costumam ter acesso a ele.

Mas é completamente possível mudar este cenário. A designer de interiores, Sandra Carvalho, vai nos ajudar com algumas dicas.

Além de manter o local sempre organizado, limpo e arejado é primordial seguir algumas recomendações para garantir uma atmosfera para lá de agradável. Veja o que a Sandra trouxe para a gente:

QUAIS AS DICAS BÁSICAS PARA TER UM QUARTO ACONCHEGANTE E QUE ESTIMULE UM BOM DESCANSO?

Primeiro eu procuro saber do meu cliente qual o estilo dele. Após extrair o que ele mais gosta, vou trabalhar em cima para não haver muitas misturas de estilo.

Logo depois, partimos para a escolha da protagonista do quarto: a cama. É essencial que este item seja de boa qualidade. Sem contar que precisa ter muitos travesseiros.

Ainda pensando em estimular o bom descanso, é preciso utilizar luzes brancas e suaves para garantir aconchego.

Cores também são importantes para promover um ambiente intimista. Neste sentido, os tons pastéis, brandos e suaves cumprem bem este papel.

EXISTE ALGUM PROBLEMA EM TER TELEVISÃO NO QUARTO?

Hoje temos televisões com designers arrojados, elegantes e bonitos que podem combinar com qualquer decoração.

Eu, particularmente, sou 50% a favor e 50% contra ter uma TV no quarto. Penso que se for ligada esporadicamente é um item válido. Já quando cria-se o hábito de ligar todos os dias antes de dormir, se torna um problema.

Geralmente, não coloco televisão nos projetos de quarto que realizo. Principalmente se for um quarto de criança. O motivo de não fazer isso, é porque faz com que a família não interaja entre si, pois cada um vai para o seu quarto e não tem aquele momento de convívio na sala.

Mas quando o adulto faz questão de ter uma televisão no quarto e me solicita, eu coloco. Tendo em vista que a casa precisa ficar de acordo com as necessidades do cliente.

QUAIS CORES VOCÊ INDICA PARA AS PAREDES DESTES AMBIENTES?

Há quem diga que o preto e o marrom escuro regulam o sono. Entretanto, eu sou contrária desta opinião. Gosto de cores pastéis, pérola e branco para garantir tranquilidade ao ninho das crianças ou do casal.

E QUANTO À ILUMINAÇÃO? TEM ALGUM SEGREDO PARA TORNAR O QUARTO MAIS CONVIDATIVO PARA UM BOM SONO?

O papel da iluminação deixou de ser apenas para trazer luz ao local e passou a fazer parte da decoração. Hoje podemos colocar vários itens na iluminação, que podem variar de acordo com a necessidade para o dia.

Sendo assim, o recinto pode ter uma pegada mais iluminada, romântica e intimista mudando apenas a quantidade de luzes acesas.

VOCÊ TEM MAIS ALGUMA RECOMENDAÇÃO?

Gosto muito de colocar uma luz indireta para garantir o destaque de alguma peça mais sofisticada do quarto como, por exemplo, a cabeceira ou um quadro. Não abro mão de cores claras e nada de televisão.

Dicas de ouro essas, não é mesmo? Que tal colocar em prática na sua casa? Conte nos comentários qual será o quarto que receberá mudanças primeiro.