Blog

Comprar imóvel

07 dicas para você não errar na hora de comprar meu imóvel

Como saber se você está fazendo um bom negócio, se você escolheu o imóvel certo e, principalmente, se as parcelas não vão te deixar endividado

 

O mercado imobiliário sempre foi fortemente impactado pelos ciclos da economia. O problema é que esses ciclos também afetam o seu emprego, o valor real do seu salário, a rentabilidade dos seus investimentos e o seu custo de vida.

Por este motivo, é importante ter alguns cuidados antes de tomar a decisão de comprar um imóvel através de uma dívida que pode demorar 10, 20 ou 30 anos para ser quitada. Então, aqui vão algumas dicas de especialistas para você não cair em nenhuma cilada:

01) CONHEÇA O SEU ORÇAMENTO

 

Saiba o quanto você tem disponível para adquirir um imóvel. Hoje, a maioria das transações imobiliárias são através de financiamento e saber com precisão o seu orçamento é essencial para este primeiro passo. O ideal é que você comprometa apenas 30% de sua renda com o pagamento das parcelas.

Uma forma de ir se adequando antes de fazer o financiamento, é já começar a viver com esses 30% a menos da sua renda. Dessa forma, quando fizer a compra, não vai sentir tanto.

02) DEFINA O TIPO DE IMÓVEL QUE DESEJA COMPRAR

 

Hoje, temos basicamente duas opções: os lançamentos e os imóveis já prontos. Qual a melhor opção? Depende. Se você não tem pressa para entrar no imóvel, o lançamento é o ideal, pois você tem condições de negociar mais a entrada e as parcelas. Fora isso, tem também a oportunidade de personalizar seu apartamento.

Já o pronto é apropriado para quem está com pressa em se mudar.

 

03) SIMULE SEU NOVO ESTILO DE VIDA

 

Faça as contas, entre de cabeça na sua futura situação. Analise como serão as situações, as dificuldades e os problemas. Só assim você pode prevenir possíveis “dores de cabeça” que acabam surgindo pelo caminho;

 

04) VISITE O IMÓVEL

 

Se você optou por um imóvel em lançamento, você fará a visita num stand de vendas. Ali, terá um apartamento decorado para que você conheça. Sugerimos até que neste momento você reúna todo o material publicitário divulgado, pois assim você poderá conferir na hora da entrega do imóvel se tudo proposto está correto.

Peça sempre, também, um memorial descritivo para saber mais detalhes como: qual piso será utilizado, qual o revestimento, quais os metais, tipo de porta, janela, entre outros. Para não haver surpresas desagradáveis no dia da entrega;

 

05) FAÇA UMA PROPOSTA

 

Geralmente um imóvel pode ser vendido a um preço inferior ao o que ele é anunciado. Utilize então do seu poder de barganha, converse. 5 a 10% são valores de desconto super aceitáveis e que podem fazer diferença no final;

 

06) TENHA UM PROFISSIONAL AO SEU LADO

 

Pode ser um advogado. Pois será feito um investimento que pode comprometer sua vida por alguns anos e esse investimento precisa ser seguro. Um profissional presente tomará todas as cautelas para a segurança dessa transação;

 

07 Contrato de compra e venda

 

Se você for utilizar de financiamento imobiliário e precisa dar um sinal, vincule o pagamento deste sinal à aprovação do seu financiamento. Nunca antecipe valores. Pode ser perigoso.

A compra de um imóvel precisa de muito engajamento, coragem e determinação!

Dicas

Optar por um consórcio ou um financiamento para adquirir seu apartamento pode ser um dilema

     Nos preparativos para o casamento e vida a dois, o casal pode se ver diante de um impasse. O que é melhor para comprar um imóvel? Consórcio ou financiamento? Quais as vantagens e desvantagens de ambos? Trouxemos informações para que você possa decidir.

Para quem quer realizar o sonho da casa própria, poupar e investir dinheiro para comprar o bem à vista é sempre a melhor saída. Entretanto, esta não é a realidade da maioria das pessoas, o que torna a busca por consórcio e/ou financiamento tão frequente.

 

Qual modalidade compensa mais?

 CONSÓRCIO

Vantagens:

  • Do ponto de vista financeiro, o consórcio imobiliário é uma opção mais barata. No lugar dos juros, seus custos envolvem taxa de administração, fundo de reserva e correção das parcelas pelo INCC – Índice Nacional dos Custos da Construção Civil.
  • Ao ser sorteado, você terá o dinheiro do imóvel todo nas mãos. Isso te dará a vantagem de poder negociar os valores. Quem paga à vista geralmente tem privilégios.

Desvantagens: 

  • Mas, por outro lado, a compra do imóvel não é imediata. Então, aquele apartamento pelo qual você se apaixonou, pode não estar mais disponível quando o dinheiro entrar.
  • Isso ocorre porque o prazo para a conquista do bem pode demorar anos, caso o participante do grupo seja contemplado apenas no final do contrato. Ou seja, tem que ter uma certa paciência se optar por esta “modalidade”.

Atenção! Uma dica importante para quem mora de aluguel: tenha cuidado com o risco de ter que arcar com as duas despesas até que seja contemplado. Portanto, a opção deve ser bem pensada por quem tem disponibilidade para investir pensando no longo prazo.

 

FINANCIAMENTO

Vantagens:

  • Você tem de imediato o capital necessário para comprar o apartamento que tanto deseja;
  • Se você optar por comprar um imóvel pronto, já pode ser livrar do aluguel, tendo apenas a despesa do financiamento.
  • O prazo para pagamento dos financiamentos imobiliários também é maior em comparação aos consórcios, podendo chegar a 35 anos.
  • Outra vantagem diz respeito à segurança no valor das prestações. Ainda que o imóvel passe por forte valorização, não há risco de aumentos na parcela, pois permanece o acordo em contrato.
  • O mesmo não acontece nos consórcios de imóveis, pois em cenário de alta valorização do setor, a carta de crédito pode ser insuficiente para comprar um imóvel no padrão desejado.

Desvantagens:

  • As parcelas e juros costumam ser um pouco mais caras.

 

Mas qual devo escolher?

Como podemos perceber, ambos têm seus prós e contras e cabe ao casal decidir qual melhor se adequa às suas finanças. Tudo depende da pressa e da disponibilidade de capital.

Conheça nossos empreendimentos e as facilidades de pagamento. Quem sabe você já não decide por um deles e realiza seu sonho? Clique aqui!

Dicas

ANTES DE PINTAR SEU APARTAMENTO, SAIBA QUE CADA COR PODE TER UM EFEITO DIFERENTE EM SEU ORGANISMO

É comprovado cientificamente que algumas cores conseguem trazer alegria, paz de espírito e aconchego. Porém, outras podem despertar raiva e até angústia ou ansiedade. Por isso é muito importante saber escolher a cor certas para cada ambiente.

 

Geralmente as pessoas escolhem a cor do apartamento de acordo com seu gosto ou com as tendências da moda. No entanto, nem sempre nossa cor favorita é a melhor para estar nas paredes do quarto ou da sala. Então trouxemos algumas informações que vão te auxiliar na hora da escolha:

  • Dica nº 1: em vez de atentar-se a cor em si, preste atenção na temperatura delas. É comum que as cores frias como azul, verde e branco nos acalmem. E as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja, nos estimulem.

 

  • Dica nº 2: Além disso, a cor é vital para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, alegre, luminoso, quente.

 

  • Dica nº 3: Antes de pintar é importante consultar vários mostruários, pois as cores variam muito dependendo da marca da tinta.

 

  • Dica nº 4: Sempre escolha um tom mais claro do que você gosta, pois, a tinta tende a escurecer quando é aplicada na parede. Peça ao pintor que realize várias amostras de 1m² sobre várias paredes. Deixe-as secar e as observe em diferentes horas do dia. O efeito ótico varia segundo a quantidade de luz e sua intensidade. É melhor ter um pouco de paciência nessa etapa do que se arrepender depois.

 

CORES E SUAS INFLUÊNCIA

Como cada cor influencia em um ambiente:

BRANCO

Traz paz e calmaria. O branco é um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada. Ele reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. Passa o sentimento de infinito e estimula a imaginação criativa.

VERDE

Produz um efeito de conforto. A cor da esperança e da segurança, associada à natureza. É adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores.

AMARELO

Um ambiente pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros. São capazes de criar ambientes com energia.

VERMELHO

Demonstra personalidade e dinamismo. A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha é capaz de acelerar o nosso pulso.

LARANJA

A cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais “escuros” contagiam um ambiente com seu calor.  Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.

AZUL

Ajuda a relaxar e contribui para o sono. É perfeito para pintar as paredes de dormitórios.  Mas cuidado com os tons mais escuros de azul e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção (situação não recomendável para pessoas depressivas).

LILÁS

Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.

TONS TERRA

Produz um ambiente natural e sóbrio. Sua consistência terrosa proporciona a estas cores um aspecto natural, ainda mais bela quando entra em contato com a luz.

 

Estes são só alguns exemplos de cores para que você possa aplicar no seu imóvel. Estude a cor desejada antes da aplicação. Caso contrário, você pode acabar notando sentimentos que nem imagina a origem.