ANTES DE PINTAR SEU APARTAMENTO, SAIBA QUE CADA COR PODE TER UM EFEITO DIFERENTE EM SEU ORGANISMO

É comprovado cientificamente que algumas cores conseguem trazer alegria, paz de espírito e aconchego. Porém, outras podem despertar raiva e até angústia ou ansiedade. Por isso é muito importante saber escolher a cor certas para cada ambiente.

 

Geralmente as pessoas escolhem a cor do apartamento de acordo com seu gosto ou com as tendências da moda. No entanto, nem sempre nossa cor favorita é a melhor para estar nas paredes do quarto ou da sala. Então trouxemos algumas informações que vão te auxiliar na hora da escolha:

  • Dica nº 1: em vez de atentar-se a cor em si, preste atenção na temperatura delas. É comum que as cores frias como azul, verde e branco nos acalmem. E as cores quentes como vermelho, amarelo e laranja, nos estimulem.

 

  • Dica nº 2: Além disso, a cor é vital para fazer com que um ambiente pareça mais amplo, alegre, luminoso, quente.

 

  • Dica nº 3: Antes de pintar é importante consultar vários mostruários, pois as cores variam muito dependendo da marca da tinta.

 

  • Dica nº 4: Sempre escolha um tom mais claro do que você gosta, pois, a tinta tende a escurecer quando é aplicada na parede. Peça ao pintor que realize várias amostras de 1m² sobre várias paredes. Deixe-as secar e as observe em diferentes horas do dia. O efeito ótico varia segundo a quantidade de luz e sua intensidade. É melhor ter um pouco de paciência nessa etapa do que se arrepender depois.

 

CORES E SUAS INFLUÊNCIA

Como cada cor influencia em um ambiente:

BRANCO

Traz paz e calmaria. O branco é um dos mais utilizados na hora de pintar os espaços pequenos ou com pouca luz natural, como corredores e halls de entrada. Ele reflete a luz e dá a sensação de ampliar o espaço. Passa o sentimento de infinito e estimula a imaginação criativa.

VERDE

Produz um efeito de conforto. A cor da esperança e da segurança, associada à natureza. É adequada para pintar qualquer ambiente, sobre tudo salas e zonas de trabalho e estudo. Calmante e luminoso, é capaz de criar ambientes acolhedores.

AMARELO

Um ambiente pintado com esses tons desperta o intelecto e estimula a criatividade. Fica perfeito em espaços escuros, pois potencializa a luz natural e também em quartos infantis, cozinhas e banheiros. São capazes de criar ambientes com energia.

VERMELHO

Demonstra personalidade e dinamismo. A cor do fogo aplicada nas paredes transmite vitalidade e desejo de ação. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha é capaz de acelerar o nosso pulso.

LARANJA

A cor laranja ajuda a se relacionar, desperta o apetite e diminui a fatiga. Os tons mais “escuros” contagiam um ambiente com seu calor.  Por ser tão versátil, encaixa-se bem em todo tipo de estilo e em qualquer cômodo.

AZUL

Ajuda a relaxar e contribui para o sono. É perfeito para pintar as paredes de dormitórios.  Mas cuidado com os tons mais escuros de azul e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção (situação não recomendável para pessoas depressivas).

LILÁS

Os tons violetas estão ligados à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.

TONS TERRA

Produz um ambiente natural e sóbrio. Sua consistência terrosa proporciona a estas cores um aspecto natural, ainda mais bela quando entra em contato com a luz.

 

Estes são só alguns exemplos de cores para que você possa aplicar no seu imóvel. Estude a cor desejada antes da aplicação. Caso contrário, você pode acabar notando sentimentos que nem imagina a origem.